Ambientação Editorial Identidade Visual Sinalização
O tema da IV Bienal Brasileira de Design é a “Diversidade Brasileira”. Para a criação da identidade desta edição, foram tomadas como ponto de partida questões advindas do tema, como diversidade dos recursos naturais, pluralidade, multiplicidade, produção industrial/artesanal, diferentes ângulos de visão ou abordagem. Era fundamental, portanto, que a marca fosse tão flexível quanto as infinitas possibilidades de manifestações do homem no registro de seu tempo por meio do design.
O resultado foi a criação de uma identidade variável, na qual duas letras “D” (uma representando o design e a outra, a diversidade) de tipos distintos se alternam, formando sempre um “B” (de Bienal). Assim, as escolhas tipográficas representam os diversos recortes apresentados nas mostras, como joias, mobilidade, manualidades, mobiliário, indústria, entre outros, e enfatizam ainda mais o tema principal desta edição: a diversidade brasileira.
BID 14 – IV Bienal Iberoamericana de Diseño • 2014
iF Design Award • Gold • 2014
Cannes Lions • Leão de Prata • 2013
Red Dot Design Award • Grand Prix • 2013
El Ojo de Iberoamerica • Ouro • 2013
Prêmio Lusófonos da Criatividade • Grand Prix • 2013
Brasil Design Awards • 2014
IDEA Brasil • Ouro • 2013
Brasil Design Awards • Grand Prix • 2013